O que são riscos tributários e como evitar que ocorram?

a) Perdas financeiras com multas, autuações e até mesmo com pagamentos a maior para o fisco (dados do IBGE apontam que 95% das empresas brasileiras pagam impostos a mais do que deveriam);
b) Falta de compliance e gestão tributária fragilizada que pode comprometer o posicionamento e a busca por investimentos da organização no mercado;
c) Desorganização operacional;
d) Maior exposição da empresa junto ao fisco;
f) Perda de créditos tributários e de oportunidades para reduzir os custos fiscais do negócio.
A importância do planejamento tributário
Para não correr tais riscos, é indispensável contar com um planejamento tributário minucioso, abrangente e assertivo realizado com suporte especializado para a estruturação jurídica e elisão fiscal do seu negócio. Deste modo, todo o recolhimento de tributos de sua empresa será feito em conformidade com as normas fiscais vigentes no país para que ela possa operar e crescer com segurança.
Ademais, a partir de um planejamento preventivo e da implementação de revisões fiscais recorrentes, é possível, dentre outros pontos, identificar oportunidades de crédito e até de reenquadramento tributário, capazes de ampliar o potencial das organizações para investimentos em projetos estratégicos e expansão. Com tudo isso, teremos, em suma, um equilíbrio concreto da carga fiscal de sua empresa frente a atividade econômica que ela realiza, aumentando, assim, seu potencial de competitividade no mercado.
Em outras palavras: o planejamento tributário é o caminho mais inteligente para que as companhias do país não só superem os riscos tributários comuns ao ambiente de negócios brasileiro, mas também para que se antecipem na identificação de oportunidades que irão torná-las mais eficientes do ponto de vista financeiro e fiscal.
Fonte: Consultor Jurídico
Outros conteúdos



Mais conteúdos


